A aprendizagem inicial do violoncelo segundo as abordagens pedagógicas de Andre Navarra : 1911-1988 e Paul Tortelier
: 1914-1990

  • João Pedro de Oliveira Pinto da Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Neste trabalho pretende-se desenvolver um estudo sobre aspetos relacionados com a aprendizagem inicial do instrumento musical violoncelo, nomeadamente relativos à posição e posicionamento do instrumento, posição base da mão direita sobre o arco e os seus movimentos e posição base e movimentos da mão e braço esquerdos no braço do violoncelo. Apresentam-se os vários métodos de violoncelo aplicados na atualidade e, em particular, os de André Navarra e Paul Tortelier, direcionados para os aspetos já referidos, discutindo as suas contribuições para a aprendizagem deste instrumento, bem como as convergências e divergências entre eles. Após uma revisão bibliográfica de enquadramento sobre o tema em apreço recorrendo, não só aos pedagogos em análise, mas também de outros violoncelistas e pedagogos da atualidade, procurou-se uma visão mais alargada que permitiu o conhecimento mais aprofundado dos métodos de Navarra e Tortelier. Numa segunda parte, um estudo de caso a partir de experiências desenvolvidas em sala de aula, com a aplicação prática das sugestões dos métodos apresentando, sendo que a metodologia aplicada procurou extrair dos métodos de aplicação de didática instrumental de André Navarra e Paul Tortelier aprendizagens úteis a alunos que iniciam a sua aprendizagem de violoncelo. Teve ainda como objetivo verificar se estes métodos podem ser aplicados a diversas estruturas corporais de alunos e a alunos de 10 anos de idade. As conclusões apontam para a relevância deste estudo comparativo, do ponto de vista da aplicação didática a alunos de violoncelo de aprendizagem inicial.
Data do prémio10 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSofia Inês Ribeiro Lourenço da Lourenço (Supervisor)

Keywords

  • Ensino de música
  • Violoncelo
  • Aprendizagem inicial
  • Postura base
  • Métodos de ensino

Designação

  • Mestrado em Ensino de Música

Citação

'