Este estudo tem como objetivo explorar as perspetivas dos facilitadores de expressão artística acerca da sua prática profissional, nomeadamente o modo como intervêm, os ganhos resultantes, assim como os aspetos que facilitam ou dificultam a sua intervenção. A amostra foi composta por quatro facilitadores de expressão artística que exercem a sua atividade em diferentes contextos, desde o hospitalar à unidade sócio¬ocupacional, e com diferentes populações, passando por adultos com problemas de saúde mental e por pessoas idosas com um processo de envelhecimento normativo. Recorrendo à entrevista semiestruturada, foi realizada uma análise temática dos conteúdos, que permitiu distinguir quatro temas relacionados com as intervenções: características, ganhos, facilitadores e obstáculos. As abordagens utilizadas recorrem a modalidades artísticas como as artes visuais, o teatro ou a dança, e destacam-se pelo foco na pessoa, à qual a intervenção deve ser adaptada. Todos os facilitadores consideraram existirem benefícios para os clientes, sejam eles psicológicos, comportamentais ou sociais. De forma global, os resultados sugerem que as intervenções com recurso à arte são respostas eficazes no âmbito de uma abordagem holística da saúde, contribuindo para a promoção do bem-estar e para o desenvolvimento de competências dos clientes.
Data do prémio | 22 jan. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) & Alexandra Carneiro (Co-Orientador) |
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- Expressão artística
- Bem-estar psicológico
- Reabilitação psicossocial
- Intervenção comunitária
- Saúde mental
A arte como terapia: perspetiva dos facilitadores
Gonçalves, I. C. D. C. (Aluno). 22 jan. 2024
Tese do aluno