Esta dissertação tem como título inicial A arte da poesia, entendendo-se como arte o virtuosismo da poesia para a transformação do ser. Expomos as virtudes da poesia, incidindo em temas de relevo, como: educação do sentimento poético, sublimação da violência, atribuição de um sentido para a vida e construção de inteligências de sucesso. A metáfora é referida como recurso por excelência da poesia, e potenciadora de um pensamento divergente. Realçamos as vantagens da leitura em voz alta como meio de controlar o nervosismo, fortalecer a auto-estima, a confiança e a autonomia. Centramo-nos no ensino da poesia, procurando investigar as orientações que o Programa de Português preconiza para a sua abordagem. Apresentamos também as práticas mais desejáveis para abordar a poesia em contexto de sala de aula e salientamos as lacunas da formação académica no âmbito da didáctica da poesia. Fazemos referência à Supervisão, privilegiando a sua dimensão reflexiva, que permite ao docente reformular a acção, através da reflexão, e progredir no seu desenvolvimento pessoal. Concentrando-nos na segunda parte do título da tese, ou seja, da teoria às práticas pedagógicas dos docentes, é utilizada uma metodologia de tipo qualitativo, através da realização de entrevistas aos docentes de Língua Portuguesa de 7º e 8º ano e a alunos que frequentam estes anos de ensino, para investigar as práticas dos docentes em torno do texto poético. O tratamento qualitativo dos dados é feito por intermédio da análise de conteúdo de forma a obter resultados significativos. Os dados apurados permitem-nos concluir que as práticas pedagógicas docentes no âmbito do texto poético constituem, na sua maioria, uma continuidade da teoria, orientando-se no bom caminho. Para a melhoria da prática lectiva docente contribuiu a realização de formação contínua neste domínio. Contudo, é ainda desconhecido o efeito da poesia para sublimar a violência. Desconhece-se também o valor educativo de grande alcance que tem a poesia, nomeadamente, para a realização pessoal e social do ser no mundo.
Data do prémio | 17 dez. 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Arte da poesia
- Práticas docentes
- Reflexão-acção
- Transformação
- Mestrado em Ciências da Educação
A arte da poesia: da teoria às práticas docentes : a poesia no Terceiro Ciclo do Ensino Básico
Dias, M. C. L. (Aluno). 17 dez. 2011
Tese do aluno