A articulação curricular no ensino básico no âmbito da disciplina de Inglês

  • Marta Sofia de Almeida Fontes e Lima (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este Relatório Reflexivo parte de uma experiência profissional de 18 anos, marcada por sucessivas reformas e mudanças profundas no sistema de ensino português e, consequentemente, na forma de se encarar o ensino, o processo de ensino/aprendizagem, a própria prática pedagógica. Coincide com a entrada em vigor da Lei de Bases do Sistema Educativo, mais concretamente com o alargamento da escolaridade obrigatória a nove anos, novos programas das diferentes disciplinas e novo regime de avaliação dos alunos. Mais tarde, o novo regime de Autonomia e Gestão das Escolas e a Reorganização Curricular, tornaramse marcos importantes ao nível da gestão das escolas e da reorganização da rede escolar, mas também do desenvolvimento do currículo nacional em contexto escolar e, posteriormente, de agrupamentos de escolas. O alargamento da escolaridade obrigatória exige maior atenção aos momentos de transição dos alunos dentro do sistema de ensino. Tal aspeto coloca novos desafios à escola e aos docentes visando a continuidade dentro do mesmo sistema, implicando uma maior articulação entre os diferentes níveis de ensino e, consequentemente, um trabalho mais colaborativo entre os docentes. A Articulação Curricular vertical e horizontal, inter e intradisciplinar assume, agora, um papel primordial. A nossa reflexão aborda a articulação curricular vertical e horizontal no âmbito da disciplina de Inglês. A articulação vertical faz-se agora também com o 1º ciclo uma vez que a oferta obrigatória da Língua Inglesa neste ciclo trouxe novos desafios aos docentes desta disciplina no ciclo seguinte. Para tal analisa-se um trabalho de articulação curricular no 1º ciclo realizado por um grupo de docentes do Pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e do qual a autora fez parte. No que concerne à articulação curricular horizontal, faz-se a análise de um Projeto Curricular de Turma de 5º ano procurando aferir como é feita a articulação da disciplina de Inglês com as outras áreas curriculares e não curriculares no mesmo ano de escolaridade. Aqui, ao conceito de articulação curricular surge associado o de interdisciplinaridade.
Data do prémio24 set. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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