A atitude linguística dos alunos do ensino secundário de Macau em relação ao português e inglês

• Sin I Lei (Aluno)

Por ser uma região que valoriza demasiadamente a competência multi-lingual, o cantonês, o mandarim, o inglês e o português desempenham um papel indispensável em Macau. Entre estas quatro línguas, o chinês (especialmente refere ao cantonês) e o português são as duas línguas oficiais de Macau. Este trabalho destina-se a estudar as diferenças e semelhanças das atitudes dos estudantes em relação à língua portuguesa e à língua inglesa, e analisa principalmente ainda mais os fatores que podem causar influências nas atitudes linguísticas dos alunos. Para atingir os objetivos acima, o trabalho foi conduzido por meio de questionário com um total de 72 alunos do oitavo e do nono ano de uma escola secundária local. Os resultados mostraram que na auto-avaliação de questionário, as atitudes integrativas e instrumentais dos alunos em relação ao português foram mais negativas do que as do inglês. A variedade dos métodos de ensino, a experiência de aprender português no ensino médio e a atitude dos familiares são fatores importantes para determinar as atitudes linguísticas dos alunos. As atitudes dos colegas em volta e o conteúdo do manual didático também afetam as atitudes linguísticas de alguns alunos. Embora a experiência de aprender português no ensino secundário tenha um impacto positivo em metade dos alunos, também teve um impacto negativo em alguns alunos, refletindo que as aulas de português não podem garantir que os alunos tenham uma atitude positiva em relação ao português. Isto reflete-se que na promoção da política de português como disciplina compulsória, os professores devem prestar mais atenção às atitudes linguísticas dos alunos, mudar as atitudes linguísticas dos alunos através de diferentes meios, de modo a aumentar a motivação dos alunos para aprender português.
Data do prémio20 dez. 2022
SupervisorRita Faria (Supervisor)