A avaliação da formação na CIE Plasfil
: relatório de estágio

• Ana Mafalda Folhas Varanda (Aluno)

O objetivo deste TFM1 consiste em analisar os processos de avaliação da formação que vigoram na CIE Plasfil, a fim de poder desenvolver um conjunto de sugestões que permitam à empresa otimizar as suas práticas a este nível, promovendo desta forma a existência de formações de excelência. Este trabalho seguiu uma metodologia de investigação qualitativa: o estudo de caso, recorrendo a ferramentas como a análise documental, a observação participante e a entrevistas para recolher informação acerca das 3 formações selecionadas como casos de análise. Conclui-se que a empresa conta já com um conjunto de boas práticas elogiável, denotando, no entanto, algum potencial de melhoria a este nível. Por outras palavras, da recolha de dados conclui-se que existe por parte da empresa a noção correta do que deve ser feito, mas por constrangimentos vários, esse conhecimento nem sempre é aplicado de forma sistemática. Neste enquadramento, apresento um modelo de avaliação da formação desenvolvido, com base na literatura existente, que contempla 5 fases de avaliação: avaliação do contexto de partida, avaliação das aprendizagens, avaliação da satisfação e da capacidade para transferir, avaliação da transferência e avaliação dos resultados. Para além disso, as várias fases de avaliação sugeridas são integradas no ciclo formativo, sendo dadas várias indicações acerca de práticas a adotar em cada etapa para promover formações de excelência, adaptadas às objetivos da organização e às necessidades dos colaboradores.
Data do prémio7 mar. 2013
SupervisorCamilo Valverde (Supervisor)

• Modelos de avaliação da formação
  • Contexto organizacional