A avaliação do desempenho nas organizações
: o desempenho como um indicador de gestão

• Raúl Filipe dos Santos Martins (Aluno)

O presente documento visa contextualizar um estágio realizado na Companhia de Seguros Tranquilidade. Este estágio traduziu-se num complemento indispensável para todos os conhecimentos adquiridos no mestrado, em particular os alusivos ao setor de seguros e ao trabalho na área da Economia que lhe é inerente. Assim, através de uma análise sobre o setor segurador, a par das dinâmicas laborais que integraram o estágio em questão, sublinha-se a abordagem sobre a Avaliação de Desempenho, uma vez ter sido esta a temática que esteve a base das tarefas propostas e realizadas. O estudo tem como objetivos: enquadrar o setor segurador em Portugal, compreender o conceito de Avaliação de Desempenho; identificar variáveis que influenciam os diversos indicadores; enumerar os diversos indicadores de Desempenho; explorar o processo relativo à Avaliação de Desempenho, na CST; propôr um método de Avaliação de Desempenho alternativo – Balanced Scorecard - para a CST. Este estudo revela, sob forma metodológica do Estudo de Caso, o sistema de Avaliação de Desempenho adotado na organização, comparando-o com a teoria vigente. Esta comparação consolida-se com a proposta de um modelo teórico de avaliação de desempenho - Balanced Scorecard. Esta proposta justifica-se por se atender à melhoria continua desejável em qualquer organização, em que a dimensão avaliativa do trabalho necessita de permanentes atualizações. Isto favorece a motivação e o desempenho satisfatório dos colaboradores. A título de exemplo, foram registadas melhorias ao nível da apresentação das medidas de desempenho, nomeadamente sob a forma de relatórios mensais respetivos à área de ação, o que favoreceu a análise de dados até então vigente. Assim, pretende-se abrir caminho para mais e melhores trajetos de desenvolvimento de competências e monitorização das atividades realizadas, à luz do que é o negócio da empresa.
Data do prémio16 mar. 2015
SupervisorLuís Marques (Supervisor) & Paulo Alves (Co-Orientador)

• Avaliação de desempenho
  • Indicadores de desempenho