Nos últimos anos, a problemática da qualidade da Educação em geral e das escolas em particular está no centro das atenções. A avaliação de escola, sobretudo na modalidade de autoavaliação, tem sido objeto de profunda reflexão, evidenciando a preocupação inerente à crescente autonomia da Escola. No biénio 2010-2012, participámos num projeto de autoavaliação de escola em contexto de formação-ação, facto que realçamos como profissionalmente significativo. Assim, neste Relatório, descrevemos o processo de desenvolvimento de um dispositivo de autoavaliação numa escola pública com educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário. Os resultados do estudo comprovam que um dispositivo de autoavaliação de escola tem potencialidades para se constituir como um meio de aprendizagem organizativa, capaz de habilitar uma comunidade educativa (pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação, entre outros) a construir ações coletivas de melhoria e de mobilizar o conhecimento interno da escola necessário para responder, de modo adequado e criativo, às exigências intrínsecas quer da crescente autonomia da escola, quer de uma sociedade em constante mudança.
Data do prémio | 30 jan. 2013 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
---|
- Escola
- Autonomia
- Avaliação
- Autoavaliação
- Melhoria
- Mestrado em Ciências da Educação
A avaliação no Agrupamento de Escolas Coura e Minho
Rodrigues, M. D. C. M. (Aluno). 30 jan. 2013
Tese do aluno