As bibliotecas escolares têm ao seu dispor tecnologias cada vez mais diversificadas e o acesso às mesmas encontra-se hoje muito mais facilitado. Assim, o seu papel tem de ser reestruturado de acordo com as características do público que as frequenta e têm de estar preparadas para os enormes desafios que esta sociedade do conhecimento lhes solicita diariamente. O estudo que se apresenta aborda a biblioteca escolar (BE) na perceção de diferentes agentes educativos: alunos, professores e professor bibliotecário, procurando-se compreender o seu papel na promoção das aprendizagens dos alunos no ensino secundário. Pretendeu-se saber que uso fazem os alunos do tempo/espaço na BE; perceber de que forma a BE se relaciona com as atividades curriculares e a promoção das aprendizagens; compreender como são percecionadas estas iniciativas pela comunidade escolar, professores e alunos ao nível da sua eficácia na promoção das aprendizagens; saber as motivações dos alunos e professores para a utilização da BE; conhecer a perceção da comunidade educativa sobre o contributo da BE para a consecução do PEE e perceber como se pode otimizar este recurso, na perspetiva dos diferentes atores educativos, colocando-o cada vez mais ao serviço das aprendizagens, mantendo a sua função enquanto centro de recursos. Os diferentes agentes educativos revelaram que, na sua ótica, a biblioteca escolar é um recurso importante para as aprendizagens dos alunos. No entanto, os professores revelam algumas dificuldades em articular a sua prática letiva com a biblioteca, não sendo vista como um parceiro. O olhar dos alunos tem de ser renovado para que os mesmos percecionem as várias valências que a biblioteca oferece e consigam perspetivar as potencialidades que a mesma apresenta. Assim, torna-se premente que professores e alunos efetivem a sua participação no dia-a-dia da biblioteca, alterem hábitos, readaptem as suas metodologias de ensino/aprendizagem e façam da biblioteca um companheiro de viagem
Data do prémio | 13 out. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ilídia Cabral (Supervisor) |
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- Biblioteca escolar
- Alunos
- Professores e aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação
A biblioteca escolar e as aprendizagens: conceções e práticas
Figueiredo, I. D. S. O. (Aluno). 13 out. 2016
Tese do aluno