Num mercado altamente competitivo e saturado, as empresas estão constantemente em esforço para se distinguirem e causar impacto nos consumidores. Pesquisas mostram que uma identidade de marca forte tornam mais propensa a ligação entre os consumidores e a marca. O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma as características do fundador podem afetar a identidade da marca e influenciar o comportamento do consumidor, bem como o impacto da nacionalidade do consumidor nessa relação. A pesquisa é realizada por meio de um estudo de caso da Bobbi Brown Cosmetics (BBC) e da Jones Road Beauty (JRB), duas marcas de maquilhagem fundadas pela maquilhadora Bobbi Brown (BB). Por meio de uma combinação de metodologia de abordagem mista (incluindo entrevista com a BB, um inquérito e um focus group), a pesquisa procurou contribuir para o entendimento da identidade de marca na indústria de cosméticos, fornecendo orientação prática para novas empresas que procuram capitalizar a sua identidade de marca. Os resultados sugerem que as marcas de cosméticos devem considerar cuidadosamente a história do fundador, pois esta afeta o comportamento do consumidor, bem como adaptar as suas estratégias de marketing ao segmento-alvo. Além disso, ao internacionalizar uma marca de maquilhagem, é importante estudar o comportamento do novo mercado, pois a nacionalidade tem um papel significativo no comportamento do consumidor deste setor. Constatou-se que os consumidores de cosméticos são muito leais à sua marca preferida, tornando crítico para as empresas causarem uma forte impressão desde o início de seu processo de tomada de decisão.
Data do prémio | 24 jan. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Coelho do Vale (Supervisor) |
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- Identidade de marca
- Comportamento do consumidor
- Processo de decision-making
- Características do fundador
- Nacionalidade do consumidor
- Cosmética
- Maquilhagem
- Bobbi Brown
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
A brand or a makeup artist? Effect of brand identity on consumer behavior: the study of Bobbi Brown brand
Peças, M. D. A. R. D. F. P. (Aluno). 24 jan. 2023
Tese do aluno