Num contexto pós-pandemia, a premência de uma adaptação eficaz às mudanças de uma digitalização acelerada e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais dos alunos vieram criar uma enorme pressão sobre o desempenho dos docentes. A profissão docente enfrenta atualmente o desafio de acolher alunos com os mais diversos perfis e necessidades, e de potenciar o desenvolvimento das suas capacidades e atitudes, numa abordagem personalizada e diferenciadora. A resposta a este desafio implica a aquisição de novas competências profissionais e pedagógicas: a descoberta de ferramentas digitais, a exploração do seu potencial didático e a implementação de novas práticas pedagógicas mais ativas, inclusivas, envolventes e eficazes, tal como recomendam o quadro europeu DigCompEdu e os normativos nacionais. Partindo deste enquadramento, o presente estudo visa perceber o impacto percebido da capacitação digital docente no desenvolvimento das práticas pedagógicas e as lógicas de ação pedagógica decorrentes do uso de ferramentas digitais ao serviço da satisfação de necessidades individuais dos alunos e do desenvolvimento das suas capacidades, atitudes e competências, referenciadas no Perfil dos Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Seguindo uma metodologia de investigação mista, foram auscultados 153 docentes do Ensino Básico e Secundário, através da aplicação online de um questionário elaborado para o efeito, incidindo sobre a temática do estudo, integrando questões fechadas e abertas. Os dados quantitativos foram objeto de análises descritivas e inferenciais, recorrendo ao software IBM SPSS (versão 28) e os dados qualitativos foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados revelam que o domínio de competências e de ferramentas digitais pelos docentes parece impactar o desenvolvimento das suas práticas pedagógicas, uma vez que há uma perceção generalizada, transversal a todos os docentes que participaram no estudo, quanto à importância do uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento de competências e atitudes, considerando-as experiências de aprendizagem eficazes e significativas. Entre os efeitos mais referidos, destaca-se o uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento da capacidade de autorregulação das aprendizagens, da produção criativa de conteúdos (em diversos formatos), do envolvimento ativo, da motivação e do trabalho colaborativo entre os alunos. Deste estudo decorrem implicações para as práticas (pedagógica e organizacional) no sentido em que só uma Capacitação Digital Docente generalizada e consolidada, transformará os professores nos principais agentes da necessária transformação e renovação da educação em Portugal e no mundo.
Data do prémio | 19 jul. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Diana Soares (Supervisor) |
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- Competências digitais
- Capacitação digital docente
- DigCompEdu
- Práticas pedagógicas
- Ferramentas digitais
- Mestrado em Ciências da Educação
A capacitação digital docente e o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens
Pereira, C. N. D. V. S. (Aluno). 19 jul. 2024
Tese do aluno