A case study on the lean startup method and the startup CLAY developing its business and product

• Niklas Linß (Aluno)

O lançamento de um negócio é arriscado e estatisticamente a maioria dos startups falham. Há alguns anos atrás, surgiu um conceito com o nome Lean Startup com o objectivo de aumentaras hipóteses de sucesso da empresa em fase de arranque.O conceito é a utilização de um processo de desenvolvimento de produto ou empresa baseado no retorno dado pelo cliente e, hoje em dia, é ensinado na educação empresarial. No entanto, a metodologia do Lean Startup é um conceito teórico e as pesquisas mostraram limitações na prática. Esta dissertação visa determinar como o conceito de Lean Startup pode ser aplicado no mundo real. Especificamente, o estudo de caso de uma startup alemã serve como ferramenta pedagógica para compreender o método aplicado na vida real de desenvolvimento de empresa e produto.A nota pedagógica apresenta questões para reflexão para analisar o estudo de caso. As ferramentas e práticas introduzidas no quadro teórico são utilizadas para examinar criticamente os métodos aplicados pela startup. O autor fornece exemplos de respostas que identificam a conformidade com os princípios do Lean Startup, mas também implicam várias deficiências. Finalmente, esta dissertação deve inspirar futuros fundadores, dar aos estudantes a oportunidade de aprenderem com os erros e, de um modo geral, contribuir para a educação empresarial.
Data do prémio28 abr 2022
SupervisorJosé Manuel Vasconcelos Silva e Sousa (Supervisor)

• Crowdfunding
  • Metodologia lean startup