A celebração judaica do Yôm Kippur
: e seus «ecos» neotestamentários à luz da Carta aos Hebreus

• José Pablo Morera Mesén (Aluno)

O presente estudo pretende evidenciar algumas afinidades, alusões, «ecos» da celebração judaica do Dia da Expiação, Yôm Kippur, que de modo mais ou menos explicito encontram-se presentes na Carta aos Hebreus. Com este objetivo o trabalho está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordaremos as diversas dimensões celebrativas no Judaísmo procurando encontrar nelas os contactos com suas festividades, essencialmente com o Yôm Kippur. O segundo capítulo debruçar-se-á numa análise completa e profunda do principal texto normativo do Dia da Expiação, Levítico 16, mas também encontrar-se-á algumas disposições presentes noutros textos bíblicos de menor amplitude e importância, todos atribuídos à tradição sacerdotal P. No terceiro capítulo observaremos textos da literatura Judaica antiga, de modo particular o tratado Yomá da Mishná, assim como o Rolo do Templo dos escritos de Qumrãn, e escritos de Filão de Alexandria e de Flávio Josefo referentes aos Yôm Kippur. Assim, no quarto capítulo passaremos a analisar a Carta aos Hebreus, a fim de tentarmos de mostrar como neste escrito as peculiaridades do rito do Dia da Expiação se encontram em relação com a obra salvífica de Cristo; pois autor da carta trabalha uma estreita analogia entre o sacrifício de Cristo e os sacrifícios do A.T., que procuram alcançar o perdão dos pecados, sobretudo, os praticados na celebração do Yôm Kippur. Por último, como elemento complementar do nosso estudo realizamos um Excursus sobre outros «ecos» encontrados do Yôm Kippur na literatura neotestamentária.
Data do prémio9 dez 2021
SupervisorLuísa Maria Almendra (Supervisor)

• Expiação
  • Sacrifício