A censura de conteúdos de ficção com emissão em Angola e Moçambique

• Adriana Rute Soares Beleza Gonçalves (Aluno)

A presente dissertação debruça-se na análise de duas telenovelas emitidas no canal angolano ZAP Novelas, Cair em Tentação, telenovela mexicana, e Não Te Deixarei Ir, telenovela turca, e nas razões pelas quais as telenovelas turcas têm, ao dia de hoje, ganho tanta popularidade junto dos telespectadores do canal.O estudo pretende perceber a importância da edição de novelas num canal emitido em Angola e Moçambique, tendo em conta que o canal não emite conteúdos sem antes haver uma revisão detalhada,existindo um grande nível de edição - censura - em vários episódios.Primeiramente foi feita uma revisão de literatura para compreensão da origem da telenovela, da evolução do género e da sua importância para a sociedade. Posteriormente, pretendeu-se conhecer melhor a origem das telenovelas mexicanas e latinas, tratando-se assim do objecto de estudo do trabalho.O trabalho empírico adoptou uma abordagem interpretativista e qualitativa, baseada na análise documental, na observação directa e indirecta e numa entrevista exploratória à directora do canal ZAP Novelas.A investigação permitiu concluir que as telenovelas latinas são alvo de elevadas críticas por parte dos telespectadores da ZAP Novelas, contrariamente ao que acontece com as telenovelas turcas que são um sucesso de audiências. Para além disso, o estudo revelou que as telenovelas latinas carecem de uma maior preocupação na edição do conteúdo, no âmbito de censura de cenas de sexo e violência. Já as telenovelas turcas não têm necessidade de tanta edição e são vistas pelo telespectador como “lições de vida” e“educacionais”.
Data do prémio9 set. 2021
SupervisorEduardo Cintra Torres (Supervisor)

• Telenovela
  • ZAP Novelas