A certificação profissional pelo reconhecimento dos adquiridos

  • Maria Madalena Canhão Correia de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os desafios da globalização, a evolução das políticas sociais e educativas, que acompanham a construção europeia e o seu reposicionamento, têm colaborado decisivamente para a transformação dos sistemas educativos, na medida em que os confrontam com novos desafios e complexificando consequentemente as questões existentes. Estas problemáticas têm dado origem à procura de novas respostas (Pires, 2002). Através da valorização das competências profissionais da população, adquiridas em contextos não-formais e informais, durante as suas trajetórias pessoais, sociais e profissionais, o referido processo tem como objetivo contribuir para o aumento dos níveis de qualificação da população, bem como oferecer uma nova oportunidade de formação para aqueles que não concluíram ou abandonaram prematuramente a formação nos sistemas de educação formal (Pires, 2002). A presente investigação pretende retratar uma realidade específica no âmbito dos sistemas de Educação e Formação de Adultos, mais especificamente, compreender de que forma se organizam os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais na área do Serviço de Apoio a Crianças e Jovens e de que forma o referencial de competências profissionais deste processo está adequado ao desempenho desta função. Para o efeito privilegiou-se a metodologia qualitativa, que conta com a participação dos intervenientes no processo em questão e valoriza os discursos dos mesmos, bem como observações da atividade e análise documental. A partir deste estudo, tornou-se claro, por um lado, a necessidade de (re) adaptação dos referenciais de competências profissionais da área de Serviço de Apoio a Crianças e Jovens ao desempenho da função e consequentemente, dos instrumentos utilizados para os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais. Por outro lado, evidenciaram-se as potencialidades deste processo para as adultas no que concerne a autorrealização, confiança e incentivo para a aprendizagem e qualificação ao longo da vida.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Manuel Fonseca (Supervisor) & Eduardo Oliveira (Co-Orientador)

Keywords

  • Certificação de competências profissionais
  • Referencial de competências profissionais
  • Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'