A comunicação como fator homeostático na exploração de TI em contexto empresarial
: o caso EDP Distribuição : Direção de Organização e Desenvolvimento

• Maria Sofia Castanheira Monteiro (Aluno)

A sociedade atual está em progressivo desenvolvimento sobre pilares tecnológicos, estando ao dispor das pessoas e das organizações Tecnologias de Informação (TI) que podem facilitar e melhorar diversos aspetos do seu quotidiano. Contudo, a introdução de TI em organizações é um processo complexo que pode representar uma ameaça às pessoas, à sua segurança laboral, e que se não for bem gerida pode ter resultados negativos. Este trabalho surge da necessidade da EDP Distribuição em melhorar a eficácia na adoção de novas TI de forma a otimizar processos de trabalho. A revisão de literatura sobre a temática e a sua comparação com a realidade vivida na EDP Distribuição permitiu identificar a comunicação organizacional como uma ferramenta chave para a introdução eficaz de TI. Sendo necessária uma boa comunicação organizacional não só para o bom funcionamento de uma organização como para a introdução de novas TI tornou-se clara a necessidade de um estudo aprofundado acerca da construção da comunicação organizacional para que fosse possível auxiliar a EDP Distribuição nessa tarefa. O resultado do estudo propõe duas componentes: um modelo de comunicação genérico e um plano de comunicação específico para uma nova TI que irá ser implementada na EDP Distribuição. Tendo o estudo sido realizado com base na metodologia Soft Sistems Methodology (SSM), que é inspirada na metodologia de investigação-ação, não é possível generalizar as suas conclusões, mas é claramente viável encontrar dimensões de alguma verosimilhança que facilitem a inovação, pela adoção de TI, noutros contextos e organizações.
Data do prémiojun. 2012
SupervisorAntónio Andrade (Supervisor)