Esta dissertação tem por objetivo analisar em que medida a estratégia de comunicação da Aeronáutica, na cobertura de acidentes aéreos, contribui para uma percepção social positiva da instituição na sociedade. O questionamento é relevante porque o CENIPA, órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos, não busca culpados pela tragédia, mas apenas fatores contribuintes para a prevenção, contrariando o desejo das famílias de vítimas. Essa prática de trabalho tem levado essas famílias a buscar no Judiciário autorização para utilizar os documentos produzidos pelo CENIPA a fim de identificar culpados. O tema deste trabalho ganha destaque maior porque, em 2014, foi aprovada no Brasil a lei nº 12.970 que resguarda os dados de investigação produzidos pelo órgão, o que vai de encontro ao interesse de famílias de vítimas de acidentes aéreos. Tendo em conta que a imprensa assume um papel de mediação entre a Aeronáutica e o público interessado em obter informações sobre os acidentes aéreos, foi realizada pesquisa bibliográfica com ênfase na influência da imprensa para a construção social da realidade, em especial levando-se em consideração os conceitos elaborados por Peter Berger e Thomas Luckmann. Também foram analisadas a deontologia de trabalho da imprensa e a metodologia de atuação dos investigadores de acidentes aéreos da Aeronáutica. O interessante é que ambos, imprensa e investigadores, têm práticas semelhantes de trabalho ao redor do mundo. Em complemento, uma pesquisa documental buscou avaliar se os documentos que orientam a comunicação da Aeronáutica estão coerentes com a bibliografia pesquisada, bem como com a deontologia do jornalismo e a metodologia do trabalho do CENIPA. Para além dessas pesquisas, foram colhidos diversos depoimentos oriundos de profissionais que atuaram diretamente nos maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil. Por fim, uma série de sugestões na área de Comunicação Social é apresentada, no intuito de alertar sobre a avalanche de críticas que deverão surgir na sociedade brasileira em razão da entrada em vigor da lei nº 12.970. Isso já foi possível ser constatado, por exemplo, em razão de um acidente aéreo ocorrido em 2014, e que vitimou um candidato a presidente do Brasil.
Data do prémio | 13 mai. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Comunicação
A comunicação da aeronáutica do Brasil na cobertura de acidentes aéreos
Wender, H. W. M. (Aluno). 13 mai. 2016
Tese do aluno