A comunicação da Direção Geral de Saúde no Instagram e no Facebook durante a pandemia da Covid-19

  • Isabel Teresa Vieira Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As redes sociais nos últimos tempos têm-se desenvolvido cada vez mais e tem ganho uma grande importância e relevância nas organizações, juntamente com a adoção de novas funcionalidades. Para além disso tornaram-se num local de partilha de opiniões e divulgação da mensagem, já que são de acesso fácil e rápido. Com a pandemia da Covid-19, que foi vivida ao longo dos últimos anos, e que atualmente ainda é mencionada e recordada, as organizações de saúde tiveram de adaptar-se à realidade e devido ao grande público que as redes sociais possuí, instruir a população sobre o vírus e a sua prevenção, através das mesmas. O objetivo do presente relatório de estágio é avaliar a comunicação da Direção Geral de Saúde nas redes sociais Instagram e Facebook, durante a pandemia da Covid-19. Pretende-se também compreender a perceção que o público teve sobre o trabalho feito pela DGS nas suas redes sociais, e de que forma é que as redes sociais foram importantes para a divulgação da mensagem sobre o vírus.Foi assim realizado um estudo de caso da Direção Geral de Saúde, mais especificamente ao nível da importância da utilização das redes sociais, no âmbito da promoção do vírus da Covid-19 e através da aplicação de um inquérito por questionário e de entrevistas aos responsáveis do departamento de Comunicação e Relações Públicas e do departamento da Literacia, Saúde e Bem-estar, foi possível confirmar que as redes sociais de facto foram muito importantes na comunicação da DGS. Como principal conclusão, reconheceu-se a importância que as redes sociais, nomeadamente o Instagram e Facebook tiveram na divulgação da mensagem e na mais rápida das medidas de prevenção contra a Covid-19. Já para não mencionar na importância que tinham em ser a ligação entre o público e a Direção Geral de Saúde.
Data do prémio23 mar. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Simão (Supervisor)

Keywords

  • Covid-19
  • Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • Comunicação de crise
  • Comunicação em saúde
  • Estratégias de comunicação
  • Comunicação estratégica

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'