O setor da cultura, enfrentou o maior desafio que a sociedade conheceu devido à pandemia por Covid-19. Em consequência dessa situação e num momento de grande imprevisibilidade, o setor viu-se forçado a acelerar o seu processo de digitalização, seja na área de comunicação, seja na distribuição. Nas artes performativas, que constituem o nosso objeto de estudo, encontramos dicotomias a dois níveis distintos, por um lado, é o setor mais prejudicado com a pandemia, como encerramento das suas salas físicas, mas que por sua vez também teve a capacidade de beneficiar da experiência ao implantar novas estratégias de comunicação. Através de uma metodologia mista, vamos conhecer essas estratégias, com o recurso a três instrumentos de investigação:entrevistas a profissionais de comunicação de instituições culturais; um inquérito distribuído online; e uma análise de publicações em social media e outros meios digitais. Os resultados iniciais da nossa investigação revelam que os primeiros passos já foram dados, mas que ainda existe um longo caminho a percorrer, para que todos os meios disponíveis no contexto digital possam contribuir para uma maior participação cultural por parte dos cidadãos e para o impacto das organizações culturais na sociedade.
Data do prémio | 10 fev. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Catarina Duff Burnay (Supervisor) |
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- Comunicação
- Ambiente digital
- Engagemet
- Cultura
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A comunicação em ambiente digital nas artes performativas
Sousa, N. M. C. P. D. (Aluno). 10 fev. 2023
Tese do aluno