A comunicação externa em empresas de consultoria
: o caso da Triple A - Capital & Finance

  • Rita Cláudia Martins Ribeiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Numa sociedade cada vez mais competitiva e inovadora, torna-se imperativo o uso de ferramentas de comunicação que promovam as empresas e lhes permitam, dessa forma, obter um papel de destaque no mercado onde atuam. A revisão da literatura sobre esta temática e a sua comparação com a realidade experienciada na Triple A – Capital & Finance, durante o tempo de estágio enfatizaram esta premissa. Com efeito, o presente trabalho teve como base a constatação da falta de uma estratégia de comunicação bem delineada na organização supracitada, encarada pela própria instituição como uma necessidade premente a ser colmatada. Face ao exposto, optou-se pela elaboração de um plano de comunicação integrada de marketing, com o objetivo de aumentar a quota de mercado e a notoriedade da empresa. Como metodologia de estudo para a conceção deste trabalho, elegeu-se a investigação-ação, um processo de pesquisa sistemática que permite a sugestão de soluções eficazes para problemas reais. Os resultados do estudo propõem um conjunto de táticas, cuja operacionalização é realista e exequível, e que se constituem como catalisadoras da mudança de comportamento dos consumidores face à empresa. Com este trabalho vê-se reforçada a conceção de que a comunicação externa organizacional é essencial para o sucesso de uma organização. A comunicação não é um processo estático e, portanto, o plano e ações apresentados deverão estar em constante atualização e adaptação às restantes políticas da empresa.
Data do prémio14 jul. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Martins (Supervisor) & João Luís Andrade Serra Moreira de Campos (Co-Orientador)

Keywords

  • Comunicação
  • Comunicação integrada de marketing
  • Plano de comunicação integrada de marketing
  • Serviços profissionais
  • Consultoria

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

'