Na sociedade actual, caracterizada por mercados competitivos, por excesso de oferta relativamente à procura, e por uma sobrecarga da informação em circulação e dos estímulos comunicacionais, o papel da comunicação torna-se decisivo e imprescindível, pelo que qualquer marca lhe deveria dedicar tempo e dinheiro. Num panorama mediático multiplataforma e multitarefa, a uniformização de regras, comunicação e valores são também preocupações a ter em conta por forma a garantir a coerência em todas as peças de comunicação. Este relatório debruça-se sobre a exploração do conceito de comunicação integrada de marketing (CIM), bem como sobre a importância do seu planeamento estratégico com o intuito de providenciar clareza, coerência e impacto por meio de mensagens integradas. A falta de planeamento estratégico por parte da marca em estudo e a falta de clareza e coesão das mensagens comunicadas conduziu à elaboração do relatório com este formato com o intuito de aprofundar o desenvolvimento de um plano de comunicação numa perspectiva integrada, respondendo assim a uma necessidade fundamental da organização que acolheu o estágio. Deste modo, foram delineadas estratégias e tácticas que pretendem não só catalisar uma mudança de atitude, mas também demonstrar um novo sentido de comunicação, integrado, transformando o que até agora é apenas o nome de uma empresa numa marca corporate com reputação com um posicionamento claro e uma reputação positiva.
Data do prémio | 24 set. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) |
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- Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
- Marca corporate
- Identidade corporate
- Plano de comunicação integrado de marketing
- Estratégia
- Notoriedade
- Coerência
- Identidade visual
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A comunicação integrada de marketing: um novo sentido para a comunicação da Maria Papoila
Carolino, F. M. C. L. R. (Aluno). 24 set. 2014
Tese do aluno