A comunicação interna tem ganho relevância organizacional com o decorrer dos tempos, sobretudo, pelo papel que desempenha na conservação e desenvolvimento da cultura organizacional, pois é através desta que se torna possível motivar, envolver e comprometer os colaboradores com a missão, visão e cultura da organização. Neste sentido, e atendendo ao facto de que o Employer Branding tem vindo a ser utilizado como estratégia eficaz para motivar os colaboradores a ‘viver a marca’. Também a comunicação interna tem sido fulcral no alinhamento das expectativas dos colaboradores com as expectativas da organização, fomentando o envolvimento daqueles no sentido de criar união e gerar uma boa relação colaborador-empregador.Assim, a presente dissertação decorre da análise do contexto organizacional intrínseco do Grupo Benfica, sendo que a sua problemática perceber de que forma a comunicação interna pode ou não potenciar uma estratégia de Employer Branding, otimizando o envolvimento dos colaboradores. Para tal, adotou-se uma metodologia empírica qualitativa, através da realização de entrevistas exploratórias aos responsáveis de comunicação interna e de Employer Branding, e da realização de dois focus groups aos colaboradores do Grupo Benfica.Os principais resultados deste estudo sugerem que as práticas comunicacionais devem ser orientadas para a coesão interna, para a valorização dos colaboradores, para a adoção de novos canais de comunicação, bem como para a otimização da comunicação interna no Grupo Benfica, uma vez que favorecem o fortalecimento do Employer Branding. Por último, a gestão da comunicação interna e do Employer Branding deve ser feita de forma integrada, dado que a primeira possibilita o envolvimento dos colaboradores com a marca empregadora.
Data do prémio | 19 mar. 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Cultura organizacional
- Comunicação organizacional
- Comunicação interna
- Employer branding
- Colaboradores
- Envolvimento
- Compromisso
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A comunicação interna e o employer branding: uma investigação sobre o envolvimento dos profissionais do grupo Benfica
Filipe, I. R. C. (Aluno). 19 mar. 2021
Tese do aluno