A comunicação interna e o employer branding
: uma investigação sobre o envolvimento dos profissionais do grupo Benfica

  • Inês Raquel Cruz Filipe (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A comunicação interna tem ganho relevância organizacional com o decorrer dos tempos, sobretudo, pelo papel que desempenha na conservação e desenvolvimento da cultura organizacional, pois é através desta que se torna possível motivar, envolver e comprometer os colaboradores com a missão, visão e cultura da organização. Neste sentido, e atendendo ao facto de que o Employer Branding tem vindo a ser utilizado como estratégia eficaz para motivar os colaboradores a ‘viver a marca’. Também a comunicação interna tem sido fulcral no alinhamento das expectativas dos colaboradores com as expectativas da organização, fomentando o envolvimento daqueles no sentido de criar união e gerar uma boa relação colaborador-empregador.Assim, a presente dissertação decorre da análise do contexto organizacional intrínseco do Grupo Benfica, sendo que a sua problemática perceber de que forma a comunicação interna pode ou não potenciar uma estratégia de Employer Branding, otimizando o envolvimento dos colaboradores. Para tal, adotou-se uma metodologia empírica qualitativa, através da realização de entrevistas exploratórias aos responsáveis de comunicação interna e de Employer Branding, e da realização de dois focus groups aos colaboradores do Grupo Benfica.Os principais resultados deste estudo sugerem que as práticas comunicacionais devem ser orientadas para a coesão interna, para a valorização dos colaboradores, para a adoção de novos canais de comunicação, bem como para a otimização da comunicação interna no Grupo Benfica, uma vez que favorecem o fortalecimento do Employer Branding. Por último, a gestão da comunicação interna e do Employer Branding deve ser feita de forma integrada, dado que a primeira possibilita o envolvimento dos colaboradores com a marca empregadora.
Data do prémio19 mar. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Cultura organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação interna
  • Employer branding
  • Colaboradores
  • Envolvimento
  • Compromisso

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'