A comunicação interna enquanto catalisador da cultura nas organizações
: estudo de caso : Grupo Jerónimo Martins

• João Vasco Duarte Matos Morgado de Morais (Aluno)

Vivendo sob um contexto de crescimento de quase 3 décadas, representado pela expansão das suas operações e pelo alargamento sustentado e ininterrupto do seu número de colaboradores, o Grupo Jerónimo Martins concentra em si um conjunto de características que lhe conferem relevância para o estudo das temáticas da comunicação interna e da cultura organizacional. A comunicação interna e as suas representações podem corresponder a manifestações objectivas de cultura nas organizações, que se traduzem necessariamente em constructos dependentes da realidade da empresa: quais os seus princípios e valores, de que forma se manifestam, como se exteriorizam tendencialmente as lideranças e quão diversa é a realidade humana da organização. O objectivo desta dissertação é o de estudar as funções dos objectos de comunicação e, por conseguinte, perceber como é possível sistematizar os valores em mensagens que se tornem reflexo de uma linha orientadora de comunicação interna. Para tal, baseia-se numa metodologia mista de análise, complementada pela aplicação de dois modelos de comunicação. Como principais resultados da investigação, apurou-se que os colaboradores do Grupo Jerónimo Martins reconhecem a importância dos instrumentos de comunicação existentes, sendo igualmente capazes de lhes apontar oportunidades de melhoria. Deste modo, existe o reconhecimento de que a comunicação interna potencia a obtenção de resultados do grupo como um todo.
Data do prémio16 dez 2020
SupervisorNuno Goulart Brandão (Supervisor)

• Identidade organizacional
  • Cultura organizacional