A comunicação na área da saúde mental
: o estudo de caso do Centro Hospitalar Conde de Ferreira

  • Bárbara Sofia Rosas Nogueira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este trabalho emerge do desafio lançado pelo Centro Hospitalar Conde de Ferreira [CHCF], uma unidade da área da saúde da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que se apresenta como uma organização sem fins lucrativos, de formular estratégias de comunicação que não só melhorem a perceção da organização perante a população, mas também aumentem o número de serviços prestados no âmbito da Consulta Externa e do Centro de Tratamento da Depressão. Deste modo, a investigação assenta numa metodologia qualitativa, em que o método é o estudo de caso e onde se utilizam como fonte de evidência a documentação, observação direta e um questionário. Em Portugal, a falta de priorização da saúde mental, verificada pela alarmante prevalência de doenças mentais entre a população, as insuficiências de respostas por parte do Serviço Nacional de Saúde e a escassez de políticas relacionadas com a área, leva a que a maioria da população ainda se encontre nas fases iniciais do Transtheoretical Model of Change [TTM]. Este modelo serviu de base à realização de um benchmarking comunicacional a organizações presentes no setor da saúde e, perante a falta de comunicação direcionada às primeiras fases do TTM, a campanhas de sensibilização e à elaboração das estratégias propostas ao CHCF. Constata-se que as respostas às questões de investigação encontradas passam, primeiramente, pela implementação de estratégias de marketing social, sendo que o marketing organizacional se mostrará mais eficaz aquando da evolução dos indivíduos para fases mais avançadas do TTM.
Data do prémio11 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRaquel Campos Franco (Supervisor)

Keywords

  • Organizações sem fins lucrativos
  • Saúde mental
  • Transtheoretical model of change
  • Marketing e comunicação

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'