A comunicação no cuidar da pessoa em situação crítica

  • Ricardo José Fernandes Vieira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e evidencia os principais contributos dos módulos de Estágio, para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. O Estágio foi realizado em dois módulos sendo o primeiro num Serviço de Urgência e o segundo num Serviço de Medicina Intensiva e numa Unidade de Cuidados Intensivos no período entre 10 de Setembro de 2018 e 5 de Janeiro de 2019. Este documento tem por objetivos, descrever as vivências e aprendizagens efetuadas, demonstrar as competências adquiridas, realizar uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas, das situações de melhoria observadas, passíveis de serem resolvidas e das respetivas estratégias de resolução, com vista à melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados, e serve como instrumento de avaliação. A metodologia utilizada foi o método descritivo e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, faz-se um enquadramento do relatório, do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as características dos diferentes locais de estágio e procede-se à exposição e análise crítico reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados, enquadrando com as competências comuns do enfermeiro especialista a adquirir, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. Por fim, na conclusão procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. São quatro os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista sendo eles o domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, o domínio da melhoria contínua da qualidade, o domínio da gestão dos cuidados e por último o domínio do desenvolvimento da aprendizagem profissional. A formação foi desenvolvida de acordo com as necessidades formativas identificadas em cada local de estágio. Foram planeadas e executadas três ações formativas com os temas: “Princípios da VNI”; “Comunicação da equipa multidisciplinar – importância para a segurança do doente” e “Abordagem à família do doente em situação crítica”. Com o percurso realizado consegui desenvolver competências que permitem a prestação de cuidados diferenciados humanizados ao doente crítico.
Data do prémio29 jul 2019
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Ferreira (Supervisor)

Keywords

  • Enfermeiro especialista
  • Doente crítico
  • Competências
  • Comunicação

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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