A construção de si e o ambiente digital na adolescência
: aproximação pedagógica a partir da UL3 do 7.º ano, a Riqueza e o Sentido dos Afetos

  • Catarina Isabel Caetano dos Santos Amaral (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Na senda da transição para uma sociedade informacional, a presença ubíqua no espaço digital é hoje um marco social, configurando modelos de comunicação, formas de relação e o estabelecimento de novas comunidades. Esta é uma realidade particularmente relevante para adolescentes e jovens, que atravessando um período fundamental de construção da personalidade e de desenvolvimento da identidade pessoal, encontram no espaço digital, frequentemente, o lugar de pertença e de relação por excelência. Consequentemente, esta é uma realidade a que a escola, de uma forma geral, e a educação religiosa, em particular, não se podem alhear, sob pena de se auto excluírem das redes de referência que os adolescentes constroem e nas quais se inserem. Como tal, é urgente renovar práticas e metodologias e incluir o espaço digital nas estratégias didático pedagógicas, não apenas como ferramenta comunicativa, mas como verdadeiro lugar de experiência e de relação e, como tal, capaz de aportar sentido à construção de aprendizagens relevantes.
Data do prémio16 jan. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAlfredo Teixeira (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador)

Keywords

  • Adolescência
  • Identidade
  • Ambiente Digital
  • Didática
  • Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
  • Prática de Ensino Supervisionada (PES)

Designação

  • Mestrado em Ciências Religiosas

Citação

'