Na senda da transição para uma sociedade informacional, a presença ubíqua no espaço digital é hoje um marco social, configurando modelos de comunicação, formas de relação e o estabelecimento de novas comunidades. Esta é uma realidade particularmente relevante para adolescentes e jovens, que atravessando um período fundamental de construção da personalidade e de desenvolvimento da identidade pessoal, encontram no espaço digital, frequentemente, o lugar de pertença e de relação por excelência. Consequentemente, esta é uma realidade a que a escola, de uma forma geral, e a educação religiosa, em particular, não se podem alhear, sob pena de se auto excluírem das redes de referência que os adolescentes constroem e nas quais se inserem. Como tal, é urgente renovar práticas e metodologias e incluir o espaço digital nas estratégias didático pedagógicas, não apenas como ferramenta comunicativa, mas como verdadeiro lugar de experiência e de relação e, como tal, capaz de aportar sentido à construção de aprendizagens relevantes.
Data do prémio | 16 jan. 2023 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Alfredo Teixeira (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
---|
- Adolescência
- Identidade
- Ambiente Digital
- Didática
- Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
- Prática de Ensino Supervisionada (PES)
- Mestrado em Ciências Religiosas
A construção de si e o ambiente digital na adolescência: aproximação pedagógica a partir da UL3 do 7.º ano, a Riqueza e o Sentido dos Afetos
Amaral, C. I. C. D. S. (Aluno). 16 jan. 2023
Tese do aluno