A construção de uma identidade profissional
: a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultos

• Fernanda Maria Azevedo Rocha (Aluno)

O presente Relatório Reflexivo tem como tema “A construção de uma identidade profissional: a reflexão do pedagogo social no campo da educação/formação de adultos”. Neste âmbito, pretendemos evocar o nosso crescimento profissional que assenta na constante busca de formação para solidificar a nossa identidade enquanto profissional e a reflexão sobre o movimento de questionamento que estrutura e alicerça a nossa ação e reforça o compromisso por nós assumido enquanto profissional que labora em prol de uma cidadania ativa e solidária. O fim da reflexão é melhorar a nossa ação e o nosso desenvolvimento profissional. Ao fazê-lo, estabelecemos uma relação dialética entre a prática e a teoria, tornamo-nos mais sensíveis e mais profundos. Encontrámos na Pedagogia Social o elo de ligação entre a prática da Educação Social e a prática do formador. Deste modo, conseguimos legitimar a nossa intervenção sem nunca perder o rumo e os objetivos da Educação e Formação de Adultos e, simultaneamente, sem perder as raízes da Educação Social, a nossa formação de base. Assim sendo, a Pedagogia Social permitiu-nos desenvolver aquela que é hoje a nossa identidade profissional enquanto formadora e pedagoga no domínio da educação e formação de adultos. Desta forma, gerar competências cada vez mais eficazes é o nosso propósito e o que desencadeia em nós o desejo de uma formação contínua. Para sustentar a nossa linha de pensamento, baseamo-nos no paradigma da educação ao longo da vida, visto que a educação e a aprendizagem não são feitas apenas numa fase da vida, prolongam-se ao longo da vida e ela (a educação) tem de estar ao serviço da verdade e, portanto, de uma cidadania solidária crescente. É comungando os ideais do paradigma da aprendizagem ao longo da vida que se conjuga a nossa formação e a nossa ação.
Data do prémio24 jan. 2013
SupervisorCristina Palmeirão (Supervisor)