A construção do eu na era digital
: a identidade social dos jovens no Instagram

  • Inês Lopes Salgado (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As plataformas digitais e a constante interação comunicacional tornaram-se parte da vida quotidiana de um indivíduo. As redes sociais nomeadamente o Instagram, permitem aos utilizadores criar e controlar o seu próprio conteúdo, de forma criativa. A presente investigação tem como objetivo analisar como é que os jovens utilizadores da rede social Instagram, constroem e gerem a sua identidade social. Os comportamentos dos jovens podem ser – ou não - alterados a partir da sua utilização das plataformas sociais, assumindo o controlo e a personalidade própria sobre a imagem pela qual pretendem transmitir. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de carácter qualitativo, com base na realização de entrevistas estruturadas contando com uma amostra de 20 jovens - 10 jovens do sexo masculino e 10 jovens do sexo feminino de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos residentes em Portugal continental. O instrumento utilizado na recolha de dados corresponde a um guião de entrevista. As entrevistas foram posteriormente transcritas para tratamento dos dados. As conclusões desta investigação dão conta que a infância dos indivíduos e os seus contextos económicos, sociais e racionais têm influência na utilização da rede social. O Instagram é uma plataforma que é utilizada diariamente e as principais razões para a sua utilização baseiam-se na comunicação entre outros pares, a visualização de conteúdos e informações e, por último, o facto de a rede estar associada a uma forma de entretenimento e de lazer. A imagem que cada jovem pretende transmitir está associada aos conteúdos que são publicados. Segundo os entrevistados, cerca de 50% responde não haver alterações entre o seu eu real e a imagem que pretendem transmitir e os restantes 50% assume o contrário, abordando a existência de preocupação de exclusão social por via de críticas e falta de identificação, como também a preferência em publicar somente conteúdos e informações positivas a nível pessoal, modificando a sua autoapresentação nas redes sociais.
Data do prémio24 nov. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCatarina Valdigem (Supervisor)

Keywords

  • Internet
  • Redes sociais
  • Instagram
  • Identidade social
  • Autenticidade

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'