O objectivo deste estudo foi analisar o papel que a Orientação Política e a Legitimidade Organizacional Percebida, juntamente com a Teoria do Comportamento Planeado variáveis preditoras de Atitude, Normas Subjectivas e Controlo Comportamental Percebido (CCP) têm na Intenção de Compra dos consumidores em relação às Organizações Híbridas. Para tal, foi utilizado um estudo quantitativo utilizando a Modelação da Equação Estrutural com base nos dados obtidos a partir de uma amostra não probabilística de consumidores americanos. Os resultados indicam que existe apoio à noção de que a Atitude dos consumidores afecta a sua Intenção de Compra, com a Legitimidade Organizacional Percebida a actuar como variável de mediação na relação. Os resultados indicam também que não existe apoio suficiente para a ideia de que a Orientação Política, as Normas Subjectivas e a CCP influenciam a intenção de comprados consumidores. Este estudo acrescenta ao crescente corpo de literatura académica sobre Organizações Híbridas e é relevante na medida em que fornece uma quantificação da medida em que vários factores influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos de Organizações Híbridas.
Data do prémio | 19 out 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Marta Bicho (Supervisor) |
---|
- Organizações híbridas
- Teoria do comportamento planeado
- Atitude
- Normas subjetivas
- Controlo comportamental percebido
- Orientação política
- Legitimidade organizacional percebida
- Intenção de compra
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
A consumer-based approach to hybrid organizations: the role of political orientation and perceived organizational legitimacy
Gregorec, C. (Aluno). 19 out 2021
Tese do aluno