A consumer-based approach to hybrid organizations
: the role of political orientation and perceived organizational legitimacy

  • Christian Gregorec (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objectivo deste estudo foi analisar o papel que a Orientação Política e a Legitimidade Organizacional Percebida, juntamente com a Teoria do Comportamento Planeado variáveis preditoras de Atitude, Normas Subjectivas e Controlo Comportamental Percebido (CCP) têm na Intenção de Compra dos consumidores em relação às Organizações Híbridas. Para tal, foi utilizado um estudo quantitativo utilizando a Modelação da Equação Estrutural com base nos dados obtidos a partir de uma amostra não probabilística de consumidores americanos. Os resultados indicam que existe apoio à noção de que a Atitude dos consumidores afecta a sua Intenção de Compra, com a Legitimidade Organizacional Percebida a actuar como variável de mediação na relação. Os resultados indicam também que não existe apoio suficiente para a ideia de que a Orientação Política, as Normas Subjectivas e a CCP influenciam a intenção de comprados consumidores. Este estudo acrescenta ao crescente corpo de literatura académica sobre Organizações Híbridas e é relevante na medida em que fornece uma quantificação da medida em que vários factores influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos de Organizações Híbridas.
Data do prémio19 out 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarta Bicho (Supervisor)

Keywords

  • Organizações híbridas
  • Teoria do comportamento planeado
  • Atitude
  • Normas subjetivas
  • Controlo comportamental percebido
  • Orientação política
  • Legitimidade organizacional percebida
  • Intenção de compra

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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