A relação entre as crianças e a televisão é um tema de discussão presente quer na sociedade civil, quer na esfera académica, devido à grande popularidade e penetrabilidade do medium no quotidiano das famílias. O advento da televisão por subscrição, além de aumentar a oferta, trouxe consigo os canais temáticos dirigidos a públicos específicos. As crianças, tal como todos os outros públicos, têm, principalmente devido à sua maior vulnerabilidade e susceptibilidade, o direito de ter programação especialmente destinada a elas que estimule o seu desenvolvimento, não as explore e que se coadune às suas necessidades. Partindo destes pressupostos e no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação, Organizações e Novas Tecnologias, o presente estudo visa analisar a oferta televisiva temática dirigida a crianças integrada no serviço de televisão por subscrição, bem como identificar as composições familiares, habitacionais e os consumos televisivos. Para tal, procedeu-se a um estudo de caso sobre a oferta de dois canais, o Canal Panda e o Disney Channel, cruzando-a com dados apurados através de inquéritos realizados a famílias com crianças em idade pré-escolar e de 1.º ciclo. Esta dissertação pretende alargar o conhecimento nesta área, ampliando os estudos nacionais até aqui realizados, que contemplam apenas a televisão de sinal aberto. Ambiciona, ainda, criar uma base sólida que permita extrapolar as conclusões de tais estudos aos serviços de televisão por subscrição através da sugestão de outras opções metodológicas que poderão confirmar ou contrariar as conclusões até aqui adquiridas.
Data do prémio | set. 2012 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Catarina Duff Burnay (Supervisor) |
---|
- Mestrado em Ciências da Comunicação
A criança e a televisão por subscrição: um estudo de caso sobre a programação infantil e as práticas de consumo
Gordo, F. A. F. (Aluno). set. 2012
Tese do aluno