A cultura geracional nas organizações
: comunicação interna, motivação e compromisso : estudo de caso : Sheraton Lisboa Hotel&SPA

  • Rita Maria Estrada Nunes da Franca (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Grande parte das organizações atravessam o desafio diário de gerir diferentes maneiras de ver, de ser e de estar no mundo, não só a nível profissional mas também a nível pessoal. As gerações são hoje uma realidade que não se limita à existência de duas ou três gerações, mas sim a uma verdadeira convivência geracional, verificando-se em muitas empresas intervalos geracionais até cinco anos. Em tempos de mudança, torna-se premente garantir a constante atualização das diferentes gerações através de um acompanhamento personalizado, bem como uma convivência inter-geracional promotora de uma aprendizagem mútua. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas está na forma como os colaboradores se sentem motivados e comprometidos com a organização, sendo fundamental o papel que a comunicação interna assume neste processo. Perante a existência de várias gerações, a forma de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, pelo que é essencial fazer com que esta realidade não seja vista como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e vantagem competitiva, à qual o Sheraton Lisboa Hotel & Spa não é alheio. Falar da cultura organizacional do Sheraton Lisboa Hotel&Spa implica necessariamente considerar as cinco gerações que dele fazem parte, desde os tradicionalistas com mais de 40 anos de casa, aos recém-chegados “digital natives” que como o próprio nome indica já só vivem através de uma comunicação digital. Neste contexto, onde predomina uma elevada média de idade e antiguidade, são partilhados determinados valores, crenças, hábitos e comportamentos característicos de cada geração que tornam única a identidade geracional vivida no Sheraton Lisboa Hotel&Spa. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações valorizam a comunicação interna como essencial para o seu bom funcionamento, bem como para a motivação e compromisso dos colaboradores. Apesar do cepticismo das gerações mais experientes, e da ânsia de aprender das gerações mais novas, existe uma consciencialização por parte de todas as gerações de que a convivência geracional é uma realidade, e mais que isso uma vantagem desta organização.
Data do prémio4 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Goulart Brandão (Supervisor)

Keywords

  • Gerações
  • Cultura
  • Comunicação interna
  • Motivação
  • Compromisso
  • Identidade organizacional

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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