Neste estudo, pretende-se analisar a importância da dádiva ou do “dom”, conforme a denominação dada por Marcel Mauss, na relação pedagógica e avaliar a sua pertinência, ou não, no quotidiano da prática pedagógica, entre pares, na relação entre professor e aluno e vice-versa, bem como com a restante comunidade educativa. Procurou analisar-se a sua pertinência no contexto escolar da comunidade da Escola Básica de Chouselas/ Agrupamento D. Pedro I, em Vila Nova de Gaia e percecionar as repercussões que projeta nos vários atores envolvidos. A avaliação foi composta por dois métodos complementares (um instrumento e uma técnica de recolha de informação): o inquérito por questionário passado aos docentes dos vários graus de ensino para se percecionar a existência da dádiva na sua prática pedagógica e, em caso afirmativo, apreender os efeitos sentidos; a técnica qualitativa constou da realização de um “focus group” com um conjunto de alunos do 4º ano do Ensino Básico que teve por objetivo perceber qual a atitude dos alunos perante o professor de quem gostam e como lhe retribuem ou demonstram gratidão, assim como a sua reação quando a relação com o professor não é a mais desejável. De uma forma sintética, poderemos afirmar, perante os dados recolhidos que a existência da dádiva é sentida e considerada importante no relacionamento interpessoal e pedagógico, conduzindo a um efeito contagiante, construindo, assim, uma cadeia de dádivas sucessivas, propiciadoras da assunção de uma autêntica arte mágica na relação pedagógica. Por último, concluiu-se quão importante é a relação baseada na dádiva no estar e (con)viver com as pessoas, portanto numa área humanamente rica como é a da Pedagogia Social.
Data do prémio | fev. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Azevedo (Supervisor) & José Luis Gonçalves (Co-Orientador) |
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- Dádiva
- Dom
- Gratuitidade
- Educação
- Pedagogia social
- Mestrado em Ciências da Educação
A dádiva: uma arte mágica na relação pedagógica
Amorim, F. M. D. M. R. (Aluno). fev. 2012
Tese do aluno