A dinâmica da adoção de metodologias agile e lean numa empresa de IT

• Bárbara Inácio Coelho (Aluno)

Dada a rápida evolução das indústrias de Information Technologies (IT) e de Software, a procura por práticas organizacionais mais eficazes tem vindo a ser alvo de enfoque por várias empresas, especialmente aquelas que atuam neste tipo de indústrias. Na literatura é defendido que a implementação de metodologias agile neste tipo de contextos se traduz em benefícios para as empresas, como maior eficiência, rapidez, produtividade e clientes mais satisfeitos. Quanto à aplicação de lean nas indústrias de IT e software, a literatura já é mais controversa e existem autores que defendem que a sua aplicabilidade apresenta algumas dificuldades. Este Trabalho Final de Mestrado (TFM) foi desenvolvido com o intuito de perceber se a implementação de metodologias agile numa empresa de IT tem o potencial para melhorar as suas práticas organizacionais e os seus processos, tendo sido desenvolvimento um estudo de caso para o efeito. O estudo de caso em questão foi composto por um projeto transformacional que pretendia rever o modelo operativo da empresa e que se focou na reconfiguração de equipas, na introdução de princípios lean nas metodologias waterfall utilizadas internamente para o desenvolvimento de projetos e na fomentação de uma cultura agile transversal a toda a organização. Através do mesmo conclui-se que a introdução de metodologias agile e lean, no contexto de IT, contribui para a melhoria de práticas organizacionais e para a eliminação de desperdícios como tempos de espera e moção. Assim, estas conclusões ajudam a perceber melhor a dinâmica da implementação de metodologias agile numa empresa de IT e contribuem favoravelmente para demonstrar a aplicabilidade do lean em contextos non-manufacturing.
Data do prémio13 jul 2021
SupervisorRita Ribeiro (Supervisor)

• Agile
  • Lean