A diplomacia cultural no comando
: o estudo de caso do videojogo Genshin Impact (2020)

  • Zita Zhang Zhao (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O videojogo é um produto cultural integrado na esfera dos novos media e da arte digital, tendo aspetos como a interatividade, a imersão, a criatividade ou a exploração de novas relações entre os seres humanos e o mundo. Como um setor emergente, é tanto uma das formas de entretenimento mais populares atualmente, como também tem ganho outras funções. Esta dissertação visa investigar os videojogos como um novo meio para a prática de diplomacia cultural chinesa por atores não-estatais, apresentando qualidades artísticas e narrativas que possibilitam a representação de várias culturas. Um videojogo chinês que se destacou e alcançou um rápido sucesso internacional desde o seu lançamento, em 2020, foi o Genshin Impact. Trata-se de um videojogo no qual o jogador explora diferentes geografias construídas a partir de várias influências culturais. A análise visual realizada neste estudo de caso permite identificar e analisar alguns elementos culturais representados no Genshin Impact, refletindo o olhar dos criadores chineses na reimaginação da sua cultura e de outras para a construção de um mundo fantasioso. Outros fatores identificados como práticas de diplomacia cultural consistem na publicação de conteúdos audiovisuais sobre artes tradicionais e gastronomia chinesas, na realização de concertos online e presenciais, na participação de eventos de ACG (Animation, Comics and Games) e no incentivo à comunidade de fãs para a criação de conteúdos artísticos. A nossa investigação parece indicar que os videojogos são um meio atual e eficiente para a prática da diplomacia cultural por atores não-estatais, contribuindo para uma imagem mais positiva da China e promovendo uma compreensão mútua entre as diferentes nações através da representação das diferentes culturas nos videojogos. Ao mesmo tempo, os videojogos representam um novo meio de exportação do soft power chinês, observado no aumento do lançamento de videojogos chineses no mercado internacional.
Data do prémio26 jun. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Santos Alves (Supervisor) & Henrique Antunes Prata Dias da Costa (Co-Orientador)

Keywords

  • Genshin Impact
  • Diplomacia cultural
  • Soft power
  • Videojogos
  • Atores não-estatais

Designação

  • Mestrado em Estudos Asiáticos

Citação

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