Uma vez que a educação do carácter se encontra no âmbito da educação moral, as instituições e os educadores poderão ter a propensão e o desejo de implementar este programa pedagógico, tentando cultivar a importância dos valores éticos entre as pessoas da geração mais jovem. No entanto, em certos casos, a educação do carácter ainda não se inclui de forma clara no projeto curricular, ou seja, ainda não é reconhecida como uma das disciplinas primárias, tais como matemática, ciências e línguas, etc. Portanto, os próprios professores e alunos poderão não ter, de alguma forma, um conhecimento adequado do propósito e utilidade da implementação de princípios deontológicos numa sala de aula. Por consequência, este relatório pretende explorar a possibilidade de associar o ensino das línguas, baseado no recurso a textos literários, às possíveis reflexões morais retiradas da literatura, a fim de complementar e realizar a educação de carácter numa aula de PLE. Por um lado, a pedagogia da educação do caráter enriquece-se ao ser implementada com as principais disciplinas da instituição. Por outro lado, a introdução de valores éticos torna-se um resultado natural e normal dos objetivos no ensino da literatura, recorrendo à sabedoria dos antepassados, tão importante na cultura chinesa,e de tradições culturais. Estes últimos apresentam a vantagem de serem normalmente conhecidos por todos, e familiares aos alunos, o que poderá facilitar o processo de aprendizagem de língua estrangeira e da educação do caráter.
Data do prémio | 29 jan. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Faria (Supervisor) |
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- Educação do caráter
- Educação moral
- Português Língua Estrangeira
- Ensino da literatura
- Literatura popular
- Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda
A ‘educação do caráter’ através de textos literários para alunos de PLE em Macau
Cuerva, R. F. L. (Aluno). 29 jan. 2021
Tese do aluno