A diabetes mellitus (DM) constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial, não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. No entanto, uma grande percentagem da mortalidade associada à diabetes pode ser prevenida através da normalização dos níveis de glicemia. A educação na diabetes é o pilar fundamental no tratamento desta patologia, pois os doentes diabéticos, com a ajuda dos profissionais de saúde, devem executar um complexo plano de ações de forma a desenvolver habilidades de autocuidado. O objetivo principal deste trabalho foi explicar a importância da educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a sua adesão às atividades de autocuidado. Para tal foi realizado um estudo transversal de natureza exploratório-descritivo, com uma metodologia de caráter quantitativo. Para a recolha de dados foram utilizados dois questionários: um questionário para caraterização sociodemográfica, formação na diabetes e antecedentes pessoais; e outro questionário para a avaliação das atividades de autocuidado com a diabetes, tendo sido traduzido e adaptado para português por Bastos Severo & Lopes (2007). A amostra foi constituída por 100 indivíduos com diabetes tipo 2, pertencentes às freguesias de Atalaia do Campo, Castelo Novo, Póvoa de Atalaia e Soalheira. Os resultados obtidos com a realização deste trabalho demonstram que a formação na diabetes é importante para a adesão às atividades de autocuidado no diabético tipo 2, pois, no estudo efetuado, 51,8% da média de adesão às atividades de autocuidado na DM tipo 2 foi explicada pela formação que o inquirido referia apresentar em relação à diabetes.
Data do prémio | 2 fev. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Pereira (Supervisor) |
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- Diabetes tipo 2
- Formação
- Atividades de autocuidado
A educação na pessoa com diabetes tipo 2 para a adesão às atividades de autocuidado
Salvado, S. S. (Aluno). 2 fev. 2012
Tese do aluno