A eficácia do diamino fluoreto de prata e seus derivados na medicina dentária
: uma revisão sistemática

• Kelyane Verly Moraes (Aluno)

Introdução: A cárie dentária é a doença crónica com maior incidência no mundo, sendo considerada uma patologia multifatorial associada com a microbiota bacteriana aderida à superfície dentária. O fluoreto diamino de prata tem surgido como uma importante opção para o controlo da cárie dentária, pela sua segurança, eficiência e viabilidade. O objetivo desta revisão sistemática foi efetuar uma avaliação qualitativa do SDF na cárie dentária em crianças. Materiais e métodos: Esta revisão foi elaborada seguindo as diretrizes PRISMA usando a seguinte pergunta PICO: “Qual a eficácia do SDF na prevenção e estabilização de lesões de cárie em uma população pediátrica quando comparado a outros materiais dentários?” Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Web of Science, Embase e Scopus; sem limites de tempo e nos idiomas inglês e português. A qualidade dos estudos foi avaliada segundo a ferramenta Rob 2. Resultados: A pesquisa na literatura resultou em 1611 estudos. Após seleção e remoção dos duplicados incluiram-se 13 estudos nesta revisão. Os resultados obtidos consideram que a utilização de SDF é útil na prevenção e estabilização de cárie, podendo ser considerado um importante agente no controlo de cárie em crianças em idade escolar. Conclusão: Esta revisão considera, com base nos estudos incluídos, que a utilização de SDF é útil na prevenção e estabilização de cárie; embora os estudos difiram na metodologia e na qualidade da evidência apresentada.
Data do prémio19 jul 2022
SupervisorPatrícia Nunes Correia (Supervisor) & Anna Moura (Co-Orientador)

• Diamino fluoreto de prata
  • Tratamento de cáries