O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer a minha intervenção e participação, como educadora de infância, num órgão de gestão denominado – Conselho Consultivo- e qual o seu poder e reconhecimento como agente válido na dinâmica de um estabelecimento de primeira infância, na perspetiva do papel das famílias nos momentos de tomada de decisões. As relações escola-comunidade, em particular o envolvimento parental no processo educativo, têm estado envoltas em antagonismos paradoxais. Ao reconhecimento da importância da participação dos pais na escola, quer por via legislativa, quer por via discursiva dos mais variados quadrantes, não tem correspondido à prática sustentada da democratização das escolas, consagrantes de um envolvimento comunitário na organização e operacionalização dos seus projetos educativos. A escola e a família têm passado por profundas transformações ao longo da história. Estas mudanças acabam por interferir no papel que cada um exerce no processo educativo e na dinâmica de relação entre as mesmas. De uma forma introspetiva pretendo fazer uma abordagem às barreiras, ao envolvimento parental na escola, à realidade que se encontra nas diversas escolas a nível organizacional e evidenciar as potencialidades de uma efetiva participação dos pais e das comunidades na vida das escolas.
Data do prémio | 17 nov. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Carlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor) |
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- Escola democrática
- Envolvimento parental
- Parceria
- Poder
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
A escola como palco de vida: uma reflexão sobre a participação no conselho consultivo de um infantário
Correia, A. N. A. N. (Aluno). 17 nov. 2022
Tese do aluno