A espiritualidade cristã em Educação Moral e Religiosa Católica

• Sara Filipa Vilela Fernandes Augusto (Aluno)

A escola ocupa um lugar fundamental na vida dos adolescentes e jovens. A escola é um dosprincipais espaços de socialização. Um espaço de desenvolvimento pessoal e social. A presençada disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas contribui para a formação integral que se prevê nos vários documentos recentes na área da educação. A educação na atualidade carece, cada vez mais, da abordagem a todas as áreas da vida humana, onde se incluia religião e a espiritualidade. Com a evolução da sociedade, religião, religiosidade e espiritualidade sofreram alterações no modo como são percecionadas e vividas. Hoje os alunos sentem-se, muitas vezes, perdidos no meio de tanta informação que é fornecida no contexto global em que se inserem. É necessário mostrar-lhes que a espiritualidade cristã é válida como processo de desenvolvimento pessoal, social e religioso. Importa ajudar os adolescentes e jovens a ir ao encontro de Jesus e compreender que Ele confere um sentido à vida, permitindo crescer na relação consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Data do prémio16 nov. 2022
SupervisorTeresa Messias (Co-Orientador) & Cristina Sá Carvalho (Supervisor)

• Escola
  • Adolescentes