O objetivo da presente investigação é estudar a perceção dos consumidores sobre as estratégias de pricing do Modelo Continente Hipermercados, e surge no formato de uma tese de dissertação. O tema desta investigação abrange objetos predominantes da área de Marketing, nomeadamente o pricing, a distribuição e a perceção do consumidor. No estudo foi aplicado o método de estudo de caso incluindo a observação, análise e discussão. A investigação foi dividida por um lado na abordagem exploratória secundária dotando-a de domínios teóricos, e por outro lado na pesquisa primária através da recolha quantitativa dos dados do questionário. Da complementaridade entre a pesquisa secundária e pesquisa primária surgiu maior robustez sobre a investigação. Neste sentido foi possível aglutinar as estratégias de pricing que são percecionadas sobre o Modelo Continente Hipermercados. Duas das estratégias de pricing mais observadas na análise são a estratégia customer value-based com parcialidade para high-low pricing e simultaneamente promotional pricing. A terceira estratégia mais observada pelo estudo é por sua vez psychological pricing. Os resultados da investigação quanto às razões intrínsecas das escolhas dos consumidores pelas grandes superfícies de distribuição alimentar são congruentes com o relatório da APED 2009. São estas o triângulo com vértices preço, diversidade/gama de produtos e conveniência. A perceção em relação ao cartão continente demonstra que as vantagens mais verificadas estão diretamente relacionadas com os descontos indiretos no preço. Sugere-se uma maior estratificação e o recurso a mais técnicas de recolha de dados. Poderá dizer-se que o limite da investigação é a técnica univariada de recolha, apenas pela via quantitativa.
Data do prémio | 11 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Carlos Manuel Ferreira dos Santos (Supervisor) |
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- Distribuição
- Hipermercado
- Modelo
- Continente
A estratégia de pricing do Modelo Continente Hipermercados: perceção do consumidor
Sousa, V. M. M. C. D. (Aluno). 11 jul. 2016
Tese do aluno