A estrutura pedagógica consonante
: colaboração e supervisão

  • Maria Humberta Ferreira Coelho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este relatório reflexivo teoricamente fundamentado pretende analisar a evolução da identidade profissional e pessoal e identificar marcas de conhecimento profissional. O relatório reflexivo está centrado num momento crucial e projetivo, relativamente recente, do percurso profissional, que se constituiu como ponto de autorreferência do trabalho colaborativo e marca identitária. A divisão da carreira introduzida pelo ECD e as mudanças consequentes nas práticas de avaliação para progressão na carreira, bem como o novo regime de autonomia, administração e gestão das escolas públicas (DL 75/2008), produziram efeitos particulares nas escolas e na prática profissional, nomeadamente ao nível das coordenações pedagógicas intermédias, que obrigaram a decisões num terreno de grande complexidade e incerteza. Esta característica do clima institucional levou a uma resposta de autodesenvolvimento reflexivo. A origem do conselho de coordenação pedagógica intermédia, designado nesta narrativa por “estrutura pedagógica consonante” foi a reação natural de quatro coordenadoras de departamento curricular em funções na mesma escola, nessa conjuntura de particular tensão e mudança. Esta estrutura, inexistente na orgânica das escolas, foi entendida pelas coordenadoras como colaborativa e colegial e nasce da necessidade da reflexão conjunta e de harmonização das estratégias de supervisão nas suas várias dimensões: coordenação, regulação, avaliação, liderança e mediação. Assim, convoca-se a literatura que define o conceito nuclear de supervisão, na sua dimensão vertical e supervisiva e na dimensão horizontal, colaborativa e autorreguladora, com especial incidência em Isabel Alarcão, Bernardo Canha e Maria do Céu Roldão. Sendo que a ideia geral da narrativa assenta na supervisão, o momento em si mesmo projeta claramente os conceitos de identidade e conhecimento profissionais para uma luz mais extensa e transfigurativa. E, em espiral, na narrativa, colocam-se hipóteses sobre as ações tomadas que levantam questões da vontade, do entusiasmo e da necessidade de mudar, difíceis para qualquer grupo profissional.
Data do prémio28 out. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Identidade profissional
  • Supervisão
  • Trabalho colaborativo
  • Conhecimento profissional

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

'