A evangelização dos jovens segundo o carisma salesiano

• Casimiro Morais (Aluno)

A evangelização é a missão essencial confiada a todos os cristãos, enviados por Deus a anunciar a Boa Nova, enquanto mensagem de salvação para todos os homens, sobretudo para aqueles que vivem na opressão e na marginalização. No Novo Testamento, o Evangelho é a Boa Nova do Reino de Deus proclamada por Cristo. Aqui a essência da evangelização é o próprio Cristo, enviado pelo Pai como libertador e salvador de toda a humanidade, sobretudo os pobres, doentes e pecadores, aos quais leva a luz, a verdade e a vida.A evangelização é confiada a todos os batizados com o objetivo de proclamarem a Palavra de Deus a todos os homens, tanto cristãos como não cristãos. No século XIX, São João Bosco, santo turinês, confiado na Palavra de Cristo, sentiu-se enviado a evangelizar os homens, de modo especial os jovens mais pobres, através da educação.O carisma deste santo fundador da Família Salesiana traduziu-se num compromisso apostólico interligando a evangelização com a educação, em base a um sistema educativo por ele designado de sistema preventivo estruturado na razão, na religião e na amabilidade. Como síntese da sua proposta educativo-evangelizadora está o seu desejo de formar bons cristãos e honestos cidadãos.A evangelização salesiana tem desde então, e até aos dias de hoje, os jovens como principais destinatários. A ação evangelizadora desenvolve-se no seio de uma comunidade educativo-pastoral que envolve os diferentes intervenientes no processo educativo evangelizador, a saber: Salesianos consagrados, educadores, leigos, jovens e famílias.
Data do prémio21 mai 2021
SupervisorTeresa Messias (Supervisor)