O tema da paz universal foi o escolhido na minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Ao longo das aulas dadas foi importante perceber o quanto os alunos se interessam pelas questões da paz, não apenas numa abordagem da mesma no que define o programa de EMRC do 7.º ano de escolaridade, como pela tentativa que se fez de uma abordagem que ligasse o tema e as vivências do dia-a-dia de cada aluno, fazendo-os entender que a ideia de uma paz universal só faz sentido se vislumbrada a partir de uma vivência quotidiana e muito pessoal da mesma. É fundamental explorar, discutir, abordar com os alunos o tema da paz universal no seu percurso escolar. Seria desejável que se constituísse como um verdadeiro assunto a discutir em todos os níveis de ensino e, sugere-se que fosse abordado como tema inicial, numa perspetiva de introdução à disciplina de EMRC e fosse forma de preparar o próprio ambiente escolar para uma convivência pacífica. Porém, a paz universal, que na visão dos alunos é como que uma utopia difícil de perseguir, só faz sentido se for abordada numa visão que a contextualize nos seus quotidianos, permitindo um entendimento que a traga para uma prática vivida e vivenciada no ambiente escolar e deste parta para as relações sociais dos alunos. Pretende-se oferecer aos alunos, de forma consistente e muito real não só a discussão do tema da paz, mas dar-lhes instrumentos que possibilitem uma aprendizagem do que é a mesma como realidade a construir nos ambientes em que cada aluno se insere, nomeadamente o escolar. Aprender a resolver os conflitos da vida real e vivida por cada um é a melhor aprendizagem que se pode oferecer aos alunos. A criação em ambiente escolar de um espaço de diálogo, espontâneo e voluntário de resolução de problemas concretos ajuda os alunos a consolidar como aprendizagem uma opção serena sobre a paz e a aplicá-la no seu dia-a-dia e nas suas relações escolares e outras. O processo de mediação de conflitos é esse espaço que completa as discussões das aulas sobre a abordagem do tema da paz e oferece a experimentação de uma paz com efeitos práticos e efetivos na vida dos nossos alunos, dando à disciplina de EMRC uma capacidade pratica efetiva de ajudar os alunos e a comunidade.
Data do prémio | 7 fev. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Rodrigo Melo (Supervisor) & Juan Ambrosio (Co-Orientador) |
---|
- Paz universal
- Mediação de conflitos
- Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
- Prática de Ensino Supervisionada (PES)
- Mestrado em Ciências Religiosas
A experiência de um projeto de mediação de conflitos: o contributo da EMRC para o desenvolvimento da paz escolar
Lourenço, N. D. J. M. (Aluno). 7 fev. 2024
Tese do aluno