O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura aprofundar as potencialidades da experiência estética na pedagogia em geral e especialmente na dinâmica do ensino e aprendizagem das artes visuais. Este texto apresenta na primeira parte uma parte teórica de abordagem conceitual, onde são explorados os principais aspectos da dimensão afetiva e cognitiva da experiência estética. A segunda parte desenvolve uma proposta didática, de exposição de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas no campo de ação da disciplina de Educação Visual. Este trabalho foi implementado na Escola Secundária D. Maria II, em Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Tendo como base o conceito de fruição estética nas suas dimensões afetiva e cognitiva, este estudo faz ainda uma reflexão sobre o papel da arte no contexto do seu ensino, tendo em conta a diversidade cultural que é o contexto escolar. Pretendemos mostrar o papel da atitude estética como elemento fundamental e estruturante num projeto de aprendizagem pela arte. A descrição da prática pedagógica confirma os benefícios que se obtêm quando se proporciona um ensino dinâmico e cativante, que valoriza os interesses dos alunos e promove a aprendizagem através de processos dinâmicos associados à experiência estética. Esta postura inclui a partilha de experiências entre professor e o aluno, e o processo permite vivenciar a arte pela ação, imaginação e reflexão mas principalmente pela experiência artística em sala de aula.
Data do prémio | 24 jul. 2013 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carlos Bizarro Morais (Supervisor) |
---|
- Experiência estética
- Pedagogia
- Artes visuais
- Motivação
- Afetividade
- Racionalidade
- Prazer estético
- Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
A experiência estética no ensino das artes visuais: relatório de estágio
Silva Sampaio Dias, L. (Aluno). 24 jul. 2013
Tese do aluno