A presente dissertação de mestrado pretendeu encontrar respostas para a questão de investigação delineada: Qual o papel dos terapeutas da fala nos diferentes graus de surdez (ligeira, moderada, severa, profunda)? Para se responder a esta questão, seguiu-se um estudo quantitativo e descritivo, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, numa amostra de 12 Terapeutas da Fala, de Agrupamentos e Escolas Secundárias de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos do país. Os dados empíricos permitiram concluir que não se confirmou a primeira hipótese de investigação, uma vez que, na surdez ligeira, por norma, é imprescindível a correção da perturbação articulatória existente, caracterizada pela distorção de certos fonemas. Estes alunos têm a linguagem alterada, designadamente a fonologia e a morfossintaxe. No caso dos alunos surdos profundos, a terapia da fala é indispensável, aceitando-se, deste modo, a segunda hipótese levantada. Quanto à terceira hipótese, a mesma foi confirmada, tendo subjacente a importância do papel do Terapeuta da Fala. Ainda que a sua intervenção seja mais relevante nuns casos do que noutros, todavia, é sempre fundamental para a reabilitação destes alunos
Data do prémio | 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Afonso Baptista (Supervisor) |
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- Graus de surdez
- Educação especial
- Escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos
- Terapia da fala
- Intervenção
- Mestrado em Ciências da Educação
A fala e o gesto: o papel do terapeuta da fala nos diferentes graus de surdez
Matos, T. R. D. D. (Aluno). 2014
Tese do aluno