A fala e o gesto
: o papel do terapeuta da fala nos diferentes graus de surdez

  • Tânia Raquel Durães de Matos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação de mestrado pretendeu encontrar respostas para a questão de investigação delineada: Qual o papel dos terapeutas da fala nos diferentes graus de surdez (ligeira, moderada, severa, profunda)? Para se responder a esta questão, seguiu-se um estudo quantitativo e descritivo, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, numa amostra de 12 Terapeutas da Fala, de Agrupamentos e Escolas Secundárias de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos do país. Os dados empíricos permitiram concluir que não se confirmou a primeira hipótese de investigação, uma vez que, na surdez ligeira, por norma, é imprescindível a correção da perturbação articulatória existente, caracterizada pela distorção de certos fonemas. Estes alunos têm a linguagem alterada, designadamente a fonologia e a morfossintaxe. No caso dos alunos surdos profundos, a terapia da fala é indispensável, aceitando-se, deste modo, a segunda hipótese levantada. Quanto à terceira hipótese, a mesma foi confirmada, tendo subjacente a importância do papel do Terapeuta da Fala. Ainda que a sua intervenção seja mais relevante nuns casos do que noutros, todavia, é sempre fundamental para a reabilitação destes alunos
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Afonso Baptista (Supervisor)

Keywords

  • Graus de surdez
  • Educação especial
  • Escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos
  • Terapia da fala
  • Intervenção

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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