A formação interdisciplinar como objeto de trabalho na prestação de cuidados de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica

  • Jéssica Isabel Mestre Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com o desenvolvimento da nossa sociedade atual é exigido aos enfermeiros uma aprendizagem cada vez mais contínua e uma prestação de cuidados de excelência que instigam a necessidade de adaptação de comportamentos que promovam uma maior segurança aos profissionais e às pessoas cuidadas, que respondam às necessidades identificadas e que permitam a criação de estratégias que possam, de certa forma, colmatar dificuldades encontradas. Como tal, é esperada uma atualização de novos conhecimentos, ao longo da prática profissional de cada enfermeiro, que visem dar resposta às principais necessidades evidenciadas pelas pessoas cuidadas. Porém, esta excelência é muitas vezes posta em causa quando se trata de refletir criticamente sobre as práticas adotadas. O presente Relatório surge no âmbito da Unidade Curricular - “Estágio Final e Relatório” - do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, e tem como principal objetivo a descrição e análise crítica de todo o processo de ensino-aprendizagem durante o estágio em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos, que decorreu no período de 06 de setembro a 18 de dezembro de 2021. Em seguimento do Estágio realizado, este Relatório, que tem por base uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, tem como principal objetivo, para além de ser um elemento de avaliação da Unidade Curricular, espelhar todo o percurso de desenvolvimento e aquisição das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este processo concretiza-se a partir da definição, inicial, de objetivos específicos e atividades a desenvolver, bem como de indicadores de resultados subjacentes a cada um deles, seguindo-se de uma análise crítico-reflexiva relativamente às oportunidades e experiências vivenciadas, com base em fundamentação científica, com vista ao desenvolvimento de competências inerentes à prática do Enfermeiro Especialista. Como tema transversal ao meu Relatório de Estágio e toda a experiência profissional e formativa desenvolvida até então, elaborei um protocolo de revisão scoping intitulado “A importância da Formação Interdisciplinar como objeto de trabalho na prestação de Cuidados de Enfermagem Especializada à Pessoa em Situação Crítica”. A formação interdisciplinar procura contribuir para uma melhoria significativa da qualidade dos cuidados de saúde prestados, nomeadamente no que diz respeito à segurança e satisfação dos doentes, assim como à eficiência das intervenções de enfermagem implementadas sendo entendida como um método essencial que permite identificar e responder a necessidades específicas dos profissionais e das pessoas cuidadas, agindo em prol de um objetivo comum.
Data do prémio28 nov. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Manuela Madureira Lebre Mendes (Supervisor)

Keywords

  • Enfermeiro especialista
  • Competências
  • Doente crítico
  • Cuidados de enfermagem
  • Formação interdisciplinar

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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