A função fiscal como catalisador da rentabilidade das empresas
: o caso da empresa A

• Pedro Fonseca Torres (Aluno)

A função fiscal desempenha um papel crucial no contexto empresarial atual. Revela-se como um pilar estratégico nas organizações, capaz de assegurar o cumprimento das obrigações fiscais como também a otimização da carga tributária. Deste modo, a função fiscal é vista como um elemento crucial para a sustentabilidade e prosperidade de uma empresa. O propósito desta dissertação é analisar o impacto que a função fiscal, enquanto ferramenta utilizada pelas empresas, exerce sobre as decisões de investimento e de que forma contribui para estimular o mesmo. Inicialmente, o estudo compreende um enquadramento teórico acerca dos benefícios fiscais explorados pela função fiscal, acompanhado por uma revisão de literatura acerca do tema. A metodologia adotada foi a estudo do caso, apresentando o caso da Empresa A, Lda.. Para responder à questão de investigação, na componente prática, é analisada informação recolhida junto da mesma. Os resultados obtidos a partir da análise de dados indiciam que a função fiscal está associada positivamente com as decisões de investimento da empresa, consistindo numa importante fonte de financiamento do investimento empresarial.
Data do prémio14 dez. 2023
SupervisorMaria Luisa Anacoreta Correia (Supervisor)

• Benefícios fiscais
  • Impostos