A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradores

  • Lara Joana Lopes de Figueiredo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constanteinteração com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A suaexistência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento edesenvolvimento. A sua anulação ou inexistência não seriam de modo algum benéficasquer para os indivíduos quer para as organizações.O desenvolvimento do tema situa-se essencialmente no âmbito da gestão deconflitos e consequente satisfação dos trabalhadores no contexto empresarial, pretendeseespecificamente analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensõesinerentes à satisfação no trabalho.Para responder ao objetivo geral definido aplicámos um questionário a 100colaboradores de uma empresa do ramo das telecomunicações.Com o estudo efetuado concluímos que relativamente à estratégia de gestão deconflitos a que os colaboradores da amostra mais recorrem é a Partilha, o que significaque no geral os colaboradores quando enfrentam uma situação de conflito cedemsempre algo nas suas posições ou opiniões. De seguida, surge o estilo Colaboração queimplica a colaboração entre as partes e, consequentemente, leva a uma maior aberturade negociação, pressupondo uma alta preocupação consigo próprio e com os outros. Oestilo menos utilizado foi o de Evitamento, ou seja, o fugir ao problema pressupondouma reduzida preocupação consigo mesmo e com os outros.Em relação à (in)satisfação no trabalho, as dimensões que registaram maioresníveis de satisfação foram: satisfação com o reconhecimento profissional, com o suporteorganizacional, com o relacionamento afetivo no trabalho, com a utilidade social daorganização e do trabalho e insatisfação com a sobrecarga de trabalho e com a falta desuporte psicossocial.Como resultado da análise inferencial confirmou-se a existência de relaçãoestatisticamente significativa entre as variáveis vínculo profissional e os estilos degestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento). Também avariável, escolheria de novo esta empresa para trabalhar registou diferençassignificativas com a escala de gestão de conflitos nas dimensões colaboração eacomodação. Também se encontraram relações significativas entre as variáveis funçõesde gestão/chefia e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento), tal como entre a variável classificação atribuída à chefia e os estilos degestão de conflitos acomodação.O estudo salienta que os estilos de gestão de conflitos adotados peloscolaboradores de uma empresa não influenciam a satisfação no trabalho destescolaboradores.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCélia Ribeiro (Supervisor)

Keywords

  • Organização
  • Empresa
  • Gestão de conflitos
  • Satisfação no trabalho

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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