Neste trabalho procura-se primeiramente tratar da questão da compreensão do significado do “reinado de Deus” e a sua evolução, desde a perspetiva bíblica até à sua interpretação ao longo da história da Igreja. Analisa-se a influência do pensamento joaquimita, a mística dominicana, e a interpretação de diversos teólogos e filósofos como Santo Agostinho, Lutero, Inácio de Loyola e Johannes Weiss, assim como os seus contributos para a apreensão da expressão. De seguida examina-se a hospitalidade no contexto da paróquia, salientando-se o significado do acolhimento e da dedicação. Verifica-se que esta manifesta o “reinado de Deus” através de diversas práticas, como o amor fraterno, a partilha, a disposição para escutar e estar com o outro, e o acolhimento que é essencial para uma evangelização global e credível. Por fim sublinha-se a importância das paróquias diante do fenómeno da migração, destacando a necessidade de acolhimento, de valorização da diversidade cultural e religiosa, assim como da promoção da justiça social. Além disso, enfatiza-se a importância da caridade e da solidariedade, tanto a nível individual como institucional, e a necessidade de integração dos imigrantes na vida da paróquia. Salienta-se ainda a fundamental importância da formação de catequistas e dos outros agentes pastorais tendo em vista atender às necessidades específicas dos migrantes. Também é realçada a missão da Igreja no acolhimento e integração dos migrantes, promovendo a unidade e a comunhão entre diferentes culturas e grupos étnicos presentes na geografia da paróquia.
Data do prémio | 23 set. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luís M. Figueiredo Rodrigues (Supervisor) |
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- Reinado de Deus
- Reino de Deus
- Acolher
- Evangelizar
- Hospitalidade
- Paróquia
- Pastoral
- Encontro
- Caridade
- Migração
- Mestrado Integrado em Teologia
A hospitalidade como epifania do reinado de Deus: concretizações caritativas na pastoral paroquial
Cardoso, A. G. (Aluno). 23 set. 2024
Tese do aluno