A Igreja Católica de Cabo Verde no contexto da transição política de 1989 a 1991

• Nelson Amarildo da Silva Varela (Aluno)

Intitulada «A Igreja Católica de Cabo Verde no contexto da Transição Política de 1989 a 1991», esta dissertação visa analisar as contribuições e papel da Igreja Católica em Cabo Verde no processo de Transição Política de 1991. Esta dissertação é fruto de uma investigação desenvolvida com base na documentação do Arquivo da Diocese de Santiago e em imprensa periódica coeva. Para contextualizar o objeto de estudo, começa-se por fazer um enquadramento histórico sobre o país e sobre a história da Igreja em Cabo Verde desde o início da sua povoação até à época em análise. Esse enquadramento é feito de forma resumida e também englobando períodos e acontecimentos importantes da história. Fez-se também um enquadramento sobre o tema da transição política e neste contexto apresentou-se e analisou-se as indicações e orientações da Igreja Católica Romana e o papel da Imprensa escrita neste processo. Seguidamente são analisados o contexto externo no período em análise e a sua contribuição no processo de transição em Cabo Verde. O contexto político internacional pressionava para uma onda de democratização sem precedentes e da parte da Igreja Católica tanto os documentos do magistério a partir do Concílio Vaticano II, bem como os pronunciamentos dos Romanos Pontífices davam ideia de mudança de regime/ideologia política, apelando à liberdade e a uma política mais humana. A Igreja demonstrou sempre com clareza a sua posição de acordo com os seus ensinamentos, e em Cabo Verde esta posição ficou patente na análise que se fez do ministério Episcopal de Dom Paulino Livramento Évora, Bispo de Santiago de Cabo Verde no período da transição e nos discursos e homilias do Santo Padre o Papa João Paulo II durante a sua visita a Cabo Verde. Por último, fez-se uma avaliação da contribuição da Igreja no processo de transição, de forma a perceber o impacto desta contribuição na instrução e formação da consciência dos fiéis e também nesta parte fez-se uma breve análise da história da emigração cabo-verdiana e a sua contribuição no processo de transição. Enquadrado neste período analisamos a história da criação da Diocese de Mindelo, cujo início remonta o início da transição.
Data do prémio20 nov. 2023
SupervisorRita Mendonça Leite (Supervisor)

• Cabo Verde
  • História religiosa